quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Filmes de Taekwondo

Estas são nossas indicações de filmes em que o Taekwondo está presente. Alguns filmes são bons, outros, nem tanto. Caso tenha sugestões para acrescentar, deixe nos comentários.

Best of the Best (1989)
Diretor: Bob Radler
País: EUA
Sinopse: Este é, sem dúvida, o meu preferido desta lista, e o considero um bom filme. Em português, ele recebeu o título nada a ver de "Operação Kickbox", mesmo tratando de uma competição internacional de Taekwondo - coisas sem sentido que as traduções\dublagens fazem por interesses comerciais. A trama gira em torno do confronto entre as seleções nacionais de Taekwondo dos EUA e da Coreia do Sul, e grande parte do filme mostra a escolha dos membros, seu treinamento e diversas subtramas envolvendo conflitos familiares e morais. Cinco jovens são selecionados como membros da seleção nacional dos EUA. Cada um deles tem sua própria razão para lutar. No entanto, eles logo descobrem que para funcionar como um time, eles precisam deixar de lado suas diferenças e aprender a depender um do outro. Juntos eles entram em um exaustivo período de treinamento que coloca em prova suas habilidades físicas e mentais. Depois de três meses de duros testes e conflitos pessoais, é hora de enfrentar a temível equipe nacional da Coreia do Sul. 


The Kick (2011)
Diretor: Prachya Pinkaew
País: Tailândia
Sinopse: O filme acompanha a trajetória de uma família praticante de Taekwondo que emigra para a Tailândia. Depois que um deles evita o roubo de um artefato tailandês inestimável, a família se torna herói nacional - e também alvo de vingança da gangue cujo roubo foi impedido. Para proteger o menino da família, eles são enviados para um esconderijo, mas são logo encontrados. Quando feitos reféns, um dos filhos não irá se deter por nada para salvar sua pele, e juntos eles irão tomar de volta o que lhes pertence.

Spin Kick (Dolryeochagi) (2004)
Diretor: Sang-guk Nam
País: Coreia do Sul
Sinopse: O instituto Manseh já foi famoso por sua equipe de Taekwondo, mas esses dias ficaram no passado. Agora, a equipe é uma sombra do que foi, com um único integrante e sem treinador, depois que o anterior deixou a escola levando consigo os melhores atletas que ainda restavam. Por outro lado, Yong-gaek e seu amigo Min-kyu são dois jovens especialistas em causar problemas e são detidos por má conduta. Como resultado, eles terão duas opções: ou ficar presos ou se juntar à equipe de Manseh como parte de sua pena para reintegração social. Poderão eles recuperar a tradição do instituto e a si mesmos?

When Taekwondo Strikes (Sting Of The Dragon Masters) (1973)
Diretor: Feng Huang
País: Hong Kong
Sinopse: Coreia, 1934. Durante a ocupação japonesa, há uma guerra aberta entre escolas rivais de artes marciais. Há uma luta no mercado da cidade, e três estudantes chineses não podem suportar as maneiras injustas dos estudantes que tomam o lado dos invasores quando eles atacam em bando um dos homens que estavam lutando. Entre os três, eles mandam os agressores embora. A retaliação é pesada: sua escola é destruída e eles são banidos. Eles retornam para a China e abrem sua própria escola e partem para visitas amistosas às outras escolas de artes marciais, apenas para descobrir que todos na vizinhança já estão dominados pelos japoneses. Eles ainda precisam vencer muitas lutas de kung fu antes de serem capazes de estabelecer a paz. A obra tem a participação da legendária superstar das artes marciais Angela Mao. Juntos, todos utilizam estilos como o Hapkido e o Taekwondo contra seus inimigos. 


The foot fist way ("O caminho dos pés e das mãos") (2006)
Diretor: Jody Hill
País: EUA
Sinopse: Fred Simmons (Danny McBride) é um faixa preta 4º Dan de Taekwondo que tem sua própria academia em uma pequena cidade da Carolina do Norte. Fã do ator de filmes de ação de segunda categoria "Chuck 'The Truck'", ele perde sua confiança quando descobre que sua mulher o traiu, e assim passa por vários conflitos que ele tenta superar através dos cinco princípios do Taekwondo: cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável. É um filme de produção barata.

Miami Connection (1987)
Diretor: Richard Park\Y.K. Kim
País: EUA
Sinopse: O ano é 1987. A banda de rock Dragon Sound é toda formada por faixas pretas em Taekwondo, e acaba se vendo envolvida na luta contra o tráfico de drogas e um bando de ninjas na cidade de Miami.

A história da própria obra é interessante: ela teve uma recepção ruim à época de lançamento, foi esquecida por décadas e foi redescoberta em 2012, tendo se tornado agora uma espécie de filme cult. É um típico filme B dos anos 1980, com atuações ruins, cenas de ação sofríveis e músicas que chegam a ser divertidas.


Clementine (Desafio Final [Brasil] \ Taekwondo: Pela honra [Portugal]) (2004)
Diretor: Kim Du-yeong
País: EUA\Coreia do Sul
Sinopse: O título deste filme faz alusão à canção folclórica Clementine, ("Oh querida, oh querida, oh querida Clementina), a qual conta uma triste história de um pai que perde sua filha. Grande parte desta obra gira em torno do drama familiar de Kim (Jun Lee), um campeão de Taekwondo que decide desistir de sua carreira esportiva para conseguir ter tempo para cuidar de sua filha. Mas quando um chefão das apostas esportivas sequestra a garota para forçar Kim a não desistir da carreira, o campeão concorda em participar de uma luta em troca da liberdade da filha. O problema é que seu oponente é Jack Miller (Steven Seagal), um lutador conhecido por nunca ter perdido uma luta. Este filme não tem tanta ação ou cenas de luta quanto eu esperava, mas é um filme razoável, considerando alguns outros que temos nesta lista.