sexta-feira, 23 de julho de 2021

O significado dos poomsae no Taekwondo e sua relação com o I Ching

Os poomsae do Taekwondo têm sua inspiração no I Ching, um antigo oráculo chinês. No centro de sua filosofia está o conceito de "dualidade" na natureza, que se refere à interação de forças opostas. O universo é visto como um ambiente dinâmico em perpétuo estado de mudança, no qual as forças contrárias estão constantemente se ajustando para manter o equilíbrio harmonioso dos cosmos (Black Belt Taekwondo [BBT]).

Há oito forças opostas que representam o fluxo cíclico do universo, as quais recebem o nome de "kwaes", ou sinais de adivinhação. Cada signo é representado por um símbolo que consiste em três linhas paralelas, sendo que algumas são contínuas e outras divididas em duas partes. Alguns destes signos são utilizados nos cantos da bandeira da Coreia do Sul.



Cada uma dessas linhas representa os três aspectos da realidade: a superfície, o nível mediano e o nível profundo. A superfície é a aparência, aquilo que pode ser visto imediatamente. O nível do meio representa o aspecto funcional do objeto ou da substância. O nível profundo representa o aspecto espiritual. Uma linha contínua representa a perfeição daquele aspecto, enquanto que uma linha dividida representa a imperfeição. Assim, o céu (keon) é representado por três linhas contínuas, enquanto que seu oposto, a terra, por três linhas divididas.

A ilustração acima mostra cada um desses símbolos em volta de um circular um e yang. Observe que cada símbolo é disposto de forma tal que o topo está sempre distante do centro do círculo, enquanto que sua base é que está sempre mais próxima. Um e yang são as forças opostas fundamentais do universo. Não há uma forma única de interpretar ou definir os conceitos de um e yang. Eles são polos opostos e a especificidade de seu significado pode variar dependendo do contexto. Tradicionalmente eles foram aplicados a pares opostos tais como luz e trevas, duro e maleável, bem e mal, masculino e feminino, etc. O símbolo do céu é posicionado no topo do diagrama, com os outros símbolos sendo lidos na ordem anti-horária (para a esquerda). Observe que cada símbolo é exatamente o oposto daquele que está na direção contrária, com os seus significados sendo também o oposto. Tomado como um todo, este símbolo é chamado de Tae Geuk, ou Eternidade Infinita, que simboliza o universo.

A harmonia é encontrada quando forças opostas são distribuídas igualmente, resultando em equilíbrio. Quando uma força domina a outra o resultado é a discórdia. Por exemplo, quando um adversário inicia um ataque, isso é, usa energia positiva (agressiva), o defensor deve usar energia negativa para responder, esquivando lateralmente para permitir que a energia do ataque passe direto, sem causar dano. Desta maneira, o que antes era rígido (o ataque) se torna maleável (não prejudicial), e o que era maleável (a passividade da defesa) se torna rígido (a maneira efetiva de bloquear um golpe potencialmente perigoso), permitindo que o equilíbrio seja restabelecido. (4)

Em última análise, a filosofia do Taekwondo buscar levar os praticantes a um nível de consciência chamado "Tempo Presente". Isso ocorre quando se está completamente em sintonia consigo mesmo e com a natureza a tal ponto que suas ações e reações são perfeitamente coordenadas com as forças da vida, seja numa luta, seja na vida, seja sozinho. Verdadeiros mestre do Taekwondo são reconhecidos por sua personalidade serena, a qual emerge de sua vida no Tempo Presente.